Sensibilidade Dental

Quem já sofreu com sensibilidade nos dentes, sabe o quanto esta sensação é desagradável, não é mesmo?

Mas porque isso ocorre?

A sensibilidade nos dentes é causada pela exposição dos canalículos dentinários, que são pequenos canais que comunicam a polpa, também chamada de “nervo”, com a região externa do dente.

O esmalte do dente geralmente protege esses canalículos, mas se por algum motivo esses forem expostos, a sensibilidade aparece. Vários fatores podem causar essa exposição, como retração gengival e consequente exposição da raiz, desgaste do esmalte dental, consumo de alimentos ácidos, mau posicionamento dentário, entre outros.

A sensibilidade é mais comum do que você pensa, atinge 1 em cada 4 pessoas, e o inverno é a estação que chegam mais casos de sensibilidade dentária no consultório.

Como saber se eu tenho?

Se ao tomar algo gelado ou morder um sorvete ou até mesmo ao escovar os dentes você sentir uma dor generalizada nos dentes, procure um profissional qualificado.

A sensibilidade faz com que as pessoas tenham dificuldade de escovar os dentes, pois dependendo da força aplicada durante a escovação a sensibilidade pode piorar e fazer com que os dentes não sejam limpos corretamente.

O que posso fazer?

Comece trocando seu creme dental regular por um creme dental para dentes sensíveis, esses são menos abrasivos e alguns tem sistemas de tamponamento que ajudam a bloquear a entrada desses canalículos.

O segundo passo é procurar o seu dentista, que após um exame clínico, saberá indicar o melhor tratamento para o seu caso, que pode ir de sessões de laser de baixa potência associado com aplicações de verniz fluoretado a recobrimentos radiculares com resina.

A prevenção sempre é a melhor opção, pois é menos dolorosa e mais barata. Por essa razão, consultas regulares fazem toda a diferença para manter sua saúde bucal em dia.

CIOS © 2018 | Desenvolvido por Onda TKM