Escovar a Língua: mito ou verdade?

Pela anatomia, a língua tem na sua superfície uma região pilosa, cheia de papilas responsáveis pela gustação dos alimentos. É como se fosse um tapete com diferentes espessuras. No meio destas papilas o alimento pode ficar depositado após as refeições e se não for removido pode causar a halitose ou mau hálito. As bactérias da boca decompõem esses restos alimentares, produzindo substâncias com odor desagradável, fato que pode ser observado quando a língua fica com uma camada esbranquiçada ou amarelada. É a chamada saburra que se for removida previne grande parte do mau hálito.

Como eliminar a saburra

Para remover a saburra da língua, pode-se usar a escova de dentes comum, escovando o dorso da língua. Algumas escovas têm do outro lado das cerdas algumas ondulações que foram feitas para se higienizar melhor a língua. Existem também os limpadores de língua, confeccionados para aquelas pessoas que sentem náuseas ao colocar a escova numa região mais profunda da boca. Com o limpador, você faz o mesmo movimento da escova e consegue fazer a higienização de maneira mais eficiente. Se a saburra não sair de uma vez, basta fazer a higienização de forma constante e os resultados serão melhores a cada limpeza. Aos poucos, a pessoa vai sentir melhor o gosto dos alimentos.

Doenças gengivais, como gengivite e periodontite, também estão associadas ao mau hálito devido a infecção bacteriana. O tratamento bem conduzido e boa higienização da boca são grandes aliados na prevenção da halitose.

CIOS © 2018 | Desenvolvido por Onda TKM